Star Trek

Você Agora é o Capital Kirk. Já foram escritas versões de Star Trek para praticamente todos os micros lançados no mercado, o que demonstra a populariedade deste jogo.


Teste o programa no WebMSX – The Online MSX Emulator



Agora você pode comandar uma Nave Estela da classe MSX, com todos os fasores e sensores a que tem direito. Sua missão é eliminar os perigosos klingons antes que sua nave seja vaporizada ou fique sem energia.
Esta versão do jogo Star Trek inclui um mapa estelar completo e movimentos em “tempo real” durante os combates com o inimigo e quando a nave atraca em uma base estelar. Segue um extrato do megamanual de 32544 páginas intitulado: “Aprenda a Comandar uma Nave Estelar em 4000 Lições”.
Não perca a calma!
Lembre-se de que tudo que tem a perder é: sua vida, 20 bilhões de créditos intergaláticos em equipamentos e as vidas de todos os tripulantes da nave.
Não voe às cegas!
Use os sensores da nave para verificar sua posição na galáxia. Apertando a letra L, você liga o Sensor de Longo Alcance (SLA), que mostra a posição da sua nave, das bases estelares e das naves inimigas. Os setores ocupados por klingons são representados no SLA por um círculo com uma flecha, o símbolo de Marte, deus da guerra. Os setores onde existem bases estelares são representados por um círculo com uma cruz, o símbolo de Vênus, a deusa do amor. Os setores ocupados tanto por inimigos como por bases estelares são indicados por um quadrado. Cada vez que você usa o sensor de long alcance, você gasta 5 unidades de energia do tipo usado para os motores.
Não perca o inimigo de vista!
Apertando a tecla C, você liga o Sensor de Curto Alcance (SCA), que indica quantos inimigos e bases estelares existem no setor que você se encontra no momento. Cada vez que você liga o SCA, são consumidas 5 unidades de energia do tipo usado para os motores.
Cuidado com a falta de energia!
Para reabastecer a nave, você deve atravar em uma base estelar, apertando a tecla A no painel de controle e usando o controle de direção para posicionar a base estelar no centro da tela. Depois de atracar, você receberá 20 unidades de energia para os motores da nave e mais 20 para os fasores (a energia da blindagem não pode ser reposta). A capacidade máxima é de 95 unidades. Não ultrapasse este limite, caso contrário a nave sofrerá uma explosão.
Não perca tempo!
Como comandante da Esquadra Estelar, sua missão é destruir os perigosos klingons o mais depressa que puder.
Se houver klingons no setor em que você se encontra, aperte a tecla P para fazer soar o sinal de Postos de Combate e dê início ao ataque. Coloque uma nave inimiga no centro da tela, usando o controle de direção (joystick ou teclas de controle de cursor) e aperte o botão de tiro ou a barra de espaço para disparar os fasores.
Se você não agir com rapidez suficiente, as naves dos klingons começarão a responder ao fogo, roubando energia da sua blindagem. Não desista! Procure “limpar” o setor antes de partir para outras batalhas. Caso, porém, a energia dos fasores se esgote, aperte a tecla RETURN para fugir do combate e poder se reabastecer em uma base.
Como mudar de setor.
Para viajar para qualquer setor, é preciso apertar a tecla W, seguida por um número entre 1 e 5, que indica o fator “warp” ou distância que você deseja viajar. Em seguida, é preciso indicar a direção do movimento, escolhendo um número entre 1 e 8. Cada número corresponde a uma direção no espaço, começando do topo da tela e continuando no sentido dos ponteiros do relógio.
O desafio supremo.
No início da missão, você escolhe o grau de dificuldade. No nível mais fácil você tem que destruir 10 inimigos, no nível de dificuldade média, 20, no nível difícil, 30. Quando você consegue concluir uma missão com sucesso, a Central de Controle dos klingons é informada e envia uma nova esquadra, com 10 naves a mais que a anterior. O desafio supremo consiste em localizar e destruir 200 naves inimigas. Está preparado, capitão Kirk? Então pode começar…

Fonte: Livro de Jogos em MSX
Editora: Lutécia
Autor: Jim Gregory (livro) – Issi (programa)
Ano: 1985
Digitação: Wilson e Willian Pilon – MSX Typer


Código fonte

Compartilhe:
Translate »