Diga Mestre

Um Jogo de Adivinhação. Esse jogo não é bem o que parece! Ao carregar o programa, você pode ter a impressão de que compreende perfeitamente o que ele faz, mas durante a execução verá que as coisas não são tão simples assim…


Teste o programa no WebMSX – The Online MSX Emulator



Em Diga, Mestre, o computador é um “professor” que escolhe um assunto e pede a você palavras apropriadas. Suponhamos, por exemplo, que o computador escolha “filmes”. Você então pode entrar com “Diga, mestre, serve ALIEN?” O professor pode responder “sim” ou “não”.
Cabe a você tentar descobrir a razão da resposta antes de entrar com outro exemplo, como “O Exterminador do Futuro”, para o qual a resposta também poderá ser “sim” ou “não”. O jogo continua até você conseguir obter três respostas “sim” seguidas, caso em que o computador supõe que você já sabe por que alguns filmes “servem” e outros não.
Mais tarde, quando já estiver dominando perfeitamente o programa, talvez você queira modificá-lo para mudar as regras ou acrescentar novos assuntos, o que poderá constituir um novo desafio!
Mostre a um amigo a listagem do programa. Ele na certa ficará surpreso com a falta de dados. Invente uma explicação qualquer ou então diga-lhe o seguinte:
O programa utiliza um sistema avançado de análise de texto com base nas características matemáticas das palavras da língua portuguesa. Assim, a seleção criteriosa de parâmetros permite aplicar rotinas de teste relativamente gerais a respostas específicas.
Naturalmente, você sabe que esta explicação é fantasiosa, já que você mesmo entrou com as linhas em que as palavras são verificadas! Por que, então, na categoria “insetos”, mosquito serve e mosca e percevejo não servem?

Notas:
Se você cometer um erro quando estiver entrando com uma palavra, aperte a tecla retrocesso. A palavra inteira será cancelada e você poderá digitá-la de novo.
Se desistir de descobrir a regra e quiser continuar jogando, entre com a palavra “DESISTO”

Fonte: Livro de Jogos em MSX
Editora: Lutécia
Autor: Jim Gregory (livro) – Andy (programa)
Ano: 1985
Digitação: Wilson e Willian Pilon – MSX Typer


Código fonte

Compartilhe:
Translate »