Simulações MSX

Seja bem-vindo ao mundo das simulações!


Simulacoes MSX by MSXLivros on Scribd


Neste mundo quase tudo é possível; afinal de contas as simulações lhe dão a oportunidade de transportar o mundo “real” para dentro do seu MSX!
Que tal ser o Presidente da República? Gostaria de pilotar um avião e ter todos os instrumentos “realmente” funcionando à sua frente? Talvez você prefira enfrentar o seu computador em alguns jogos que requerem um bom tanto de inteligência e destreza?
Pois bem, independente da sua resposta, este livro colocará ao seu alcance todas as situações acima e mais: pouco a pouco você entenderá como funcionam as simulações e de que maneira são projetadas. Em outras palavras, se você conhece um pouco de MSX-BASIC, será capaz de projetar e programar suas próprias simulações!
O estudo das listagens deste livro e do modo como são estruturados os programas lhe dará os elementos necessários ao seu desenvolvimento no mundo das simulações.
As simulações por computador são utilizadas em três situações básicas: quando a realidade é muito cara, quando a realidade é muito perigosa ou quando a realidade é muito complexa.
As primeiras horas de vôo de pilotos de grandes aviões são passadas em simuladores de vôo controlados por computadores; os próprios astronautas da NASA passam boa parte de seus treinamentos em simuladores.
Existem sistemas que simulam a reação de seres humanos a certas substâncias químicas, como se elas estivessem dentro de seus organismos.
Recententemente, no Brasil, algumas auto-escolas passaram a adotar simuladores de veículos para seus alunos novatos. Sem dúvida essa medida implica em grande economia por parte da auto-escola, não apenas em termos materiais mas também em termos corporais (podem atender a um número maior de alunos com um bom nível de ensino).
Ainda no Brasil, uma grande cadeia de supermercados está estudando a viabilidade de utilizar computadores no treinamento de seus caixas: os equipamentos simulariam as situações do dia-a-dia de um caixa, inclusive os horários de maior movimento.
O treinamento dos operadores de grandes usinas nucleares também é feito com a utilização de simulações controladas por computadores.

TIPOS DE SIMULAÇÕES

Simulações em tempo real são aqueles programas que fazem com que os fatos ocorram no mesmo tempo que gastam no mundo real; um segundo de simulação deve corresponder a um segundo no nosso mundo real.
O programa SIMULADOR DE VÔO pode ser transformado em uma simulação em tempo real (veja os comentários na listagem).
Já o programa BOLSA DE VALORES não ocorre em tempo real, pois a bolsa de valores “espera” até que você tome suas decisões.
O programa BOLSA DE VALORES é uma simulação discreta, pois ele espera que você digite uma tecla para prosseguir operando.

A NOSSA JORNADA

Começaremos simulando o final de uma partida de xadrez; você verá como é impossível vencer o seu micro!
Em seguida passaremos ao mundo da política, onde você é o Presidente da República do Brasil! Em pouco tempo descobrirá que a presidência não é um cargo dos mais agradáveis…
Prosseguindo, vamos simular um pouco de inteligência artificial voltada para jogos de tabuleiro, onde você conhecerá poderosos programas de jogos (o seu MSX simulará o seu adversário). Quem vencerá? Você ou o seu MSX?
Entraremos, então, no mundo da bolsa de valores, onde você é um grande acionista com grandes objetivos financeiros a atingir.
E, para finalizar, você entrará em um avião, ocupará o lugar do piloto e levantará vôo (após algumas tentativas, é claro!).
Descobrirá que não é simples a tarefa de controlar cinco ou mais fatores que se modificam a cada segundo.
Você tem um campo maravilhoso à sua frente, todo um universo a ser descoberto.
Vá lá!!

Digitalização: Alexandre Antoniutti
Autor: Oscar Júlio Burd
Editora: McGraw-Hill
Ano: 1987
99 páginas

Compartilhe:
Translate »