Nautilus

Nas profundezas dos mares de um distante país vaga silenciosamente, espreitando e espionando, um submarino nuclear: o NÁUTILUS !


Teste o programa no WebMSX – The Online MSX Emulator



A única forma de acabar com a ameaça que ele representa é destruí-lo, e isso caberá a você, um importante almirante comandando pessoalmente o ataque a bordo de um destroyer.
O Náutilus está confinado pela topografia do relevo submarino a uma região de 10 km de largura, 10 km de comprimento e 10 km de profundidade (um cubo!). Seu destroyer encontra-se num dos vértices desse cubo.
Você dispõe de dez cargas de profundidade e, para lançá-las, basta digitar as coordenadas das posições em que elas devem explodir, em relação à sua posição!
A coordenada X representa a distância ao longo da direção Norte-Sul.
A coordenada Y representa a distância ao longo da direção Leste-Oeste.
A coordenada Z representa a profundidade da explosão!
Cada vez que uma carga explode, devido à turbulência das águas, o Náutilus é forçado a ligar seus motores para estabilizar-se. Seus pequenos movimentos permitem que ele seja detectado por um sonar remoto lançado junto com a carga e que resiste à explosão.
Através dos dados enviados pelo sonar remoto, você pode saber a que distância (D) a carga explodiu do Náutilus. Sendo um almirante sábio, inteligente, astuto, lobo-do-mar mesmo, você não terá dificuldade em acertar o Náutilus depois de uns 6 ou 7 lançamentos.
Se por algum motivo um total de dez lançamentos forem feitos e o Náutilus não tiver sido destruído, você o será!!!
Nesse caso, um outro destroyer será designado para a tarefa!
Se o Náutilus for destruído, outro submarino será enviado para suas águas territoriais e nova batalha terá que ser travada.
Para reiniciar a batalha ou chamar outro destroyer, digite a barra de espaços.
Boa sorte, almirante!!!

Fonte: Livro Coleção de Programas para MSX Volume 1
Editora: Aleph
Ano: 1986
Autores: Renato da Silva Oliveira e Aldo Barduco Jr.
Digitação: Renato Faria Lopes


Código fonte

Compartilhe:
Translate »