Tron

Além de ser o nome de um utilíssimo comando do BASIC-MSX, é também o nome de um dos personagens do filme que, coincidentemente possui o nome TRON.


Teste o programa no WebMSX – The Online MSX Emulator



Quem teve o prazer de ver o filme, certamente deve ter gostado das cenas montadas por computador, em que o herói se digladia com inimigos pilotando motos que deixam atrás de si rastros sólidos.
A mesma emoção sentirá quem tiver o prazer de pilotar este jogo no seu MSX, mesmo não correndo o perigo de ser “apagado” por uma curva imprecisa ou um túnel sem saída!!
Já deve ter dado para perceber que o objetivo do jogo é não colidir com nada, mas não é só isso. A real emoção de se jogar TRON com um oponente humano são as situações e emboscadas que nenhum programa pode criar ou simular.
O jogador 1, que joga com o joystick A, controla a moto vermelha (esquerda) e o jogador 2, que joga com o joystick B, controla a moto azul (direita). Caso você só tenha 1 joystick, veja mais à frente como alterar o programa.
Ao contrário de outros jogos, o ponto de referência está dentro da moto, como se estivéssemos pilotando. Dessa maneira, os únicos comandos que necessitamos são para virar à esquerda e à direita. Por exemplo: se, na tela, nossa moto estiver andando para a esquerda, e desejarmos andar para baixo, se estivéssemos dentro da moto, este movimento corresponderia a virarmos para a esquerda!!
Portanto, se virarmos o joystick para a esquerda, qualquer que seja a direção e setido em que estejamos caminhando, a moto irá virar para a esquerda, ou seja, no sentido anti-horário. O mesmo ocorre se virarmos o joystick para a direita: a moto virará no sentido horário.
Caso você queira alterar alguns dos jogadores para o teclado, basta alterar o primeiro ou o segundo comando STICK para STICK(0).

Fonte: Livro Coleção de Programas para MSX Volume 2
Editora: Aleph
Autor: Fernando da Costa Grossi
Digitação: Renato Faria Lopes


Código fonte

Compartilhe:
Translate »