Forca Basic

Um dos programas mais tradicionais para microcomputadores é o “Jogo da Forca”, cujas regras pressupomos conhecidas.


Teste o programa no WebMSX – The Online MSX Emulator



A maioria desses programas apenas monitoram o jogo entre duas pessoas: uma introduz a palavra e a outra tenta adivinhar.
Alguns poucos programas conseguem armazenar algumas palavras e depois sortear uma delas para que um único jogador tente adivinhar. Em geral, esses programas são bem simples e fáceis de se fazer. Talvez por isso, um dos primeiros jogos que qualquer programador iniciante tenta fazer assim que adquire um microcomputador, seja esse.
A seguir, apresentamos nossa versão do “Jogo da Forca” para o MSX.
Ele utiliza vários recursos da máquina, como cor, som, movimentos (com SPRITEs), etc., mas o que mais o diferencia de outras versões é que ele joga sorteando palavras do BASIC MSX armazenadas na ROM. Assim, ao jogar com o micro, o usuário além de se entreter fica conhecendo melhor o volcabulário do BASIC MSX.
Outra diferença é que o réu (a ser enforcado) não é construído aos poucos (primeiro a cabeça, depois um braço, etc.) mas aparece desde o início de corpo inteiro. A cada erro cometido, ele se aproxima mais da forca.
Para jogar, vá introduzindo as letras que você crê que façam parte da palavra incógnita. A cada erro cometido, o réu (você) se aproximará mais da corda. Ao ser enforcado, a palavra incógnita será apresentada para que sua “alma” a veja!
Enquanto estiver a caminho do Paraíso, sua alma escutará uma bela marcha fúnebre. Caso você seja inocentado, uma música festiva será tocada.

Fonte: Livro Coleção de Programas para MSX Volume 2
Editora: Aleph
Autor: Renato da Silva Oliveira
Digitação: Renato Faria Lopes


Compartilhe:
Translate »