Coleção de Programas para MSX – Volume 1

Um dos primeiros livros para MSX publicados no Brasil. Extremamente didático, voltado para iniciantes no mundo da computação e na plataforma MSX, o livro ensina a linguagem MSX Basic através de listagem de jogos e outros programas.


Colecao de Programas Para MSX Volume1 by MSXLivros on Scribd


NOTA DO EDITOR:
Um dos grandes erros que foram cometidos (e ainda estão sendo!) com os usuários de microcomputadores pessoais, consiste em se achar que ensinar BASIC é ensinar computação!
Isso seria como querer ensinar o uso de uma geladeira começando pelo Segundo Princípio da Termo-Dinâmica.
O BASIC, na realidade, é uma linguagem e como tal deve ser ensinada. Para tanto, são muito mais válidas as técnicas didáticas utilizadas no aprendizado de LÍNGUAS do que, por exemplo, de MATEMÁTICA.
Quem já tentou (e conseguiu) aprender uma língua estrangeira sabe muito bem que é absurdamente mais importante o USO do que o ESTUDO.
Estamos cansados de ver pessoas que, vivendo uns dois meses nos ESTADOS UNIDOS, conseguem dominar o inglês enquanto outras, após anos de estudo na escola, não conseguem nem sequer ler as manchetes do “TIME”.
A grande e fundamental diferença entre as duas situações está na interação constante decorrente do uso. Se eu falo errado, não sou entendido, se não entendo direito, faço papel de bobo, a conseqüência de meus erros é imediata!
A revolução provocada pelos baixos custos da eletrônica digital fez com que o microcomputador pudesse ser utilizado a nível pessoal, permitindo a interação direta e imediata do usuário com a máquina.
Essa revolução permite que o usuário converse em BASIC com o computador e receba respostas instantâneas: se a frase não foi bem construída a máquina acusa um erro de sintaxe. Se a lógica da seqüência de instruções tem falhas, coisas estranhas e inesperadas começam a acontecer. A busca do porquê do erro e sua correção se constitui no mais precioso recurso didático para aprendizagem do BASIC.
Com base nestas descobertas feitas ao longo de anos dedicados ao ensino, derrubando idéias preconcebidas, aposentando técnicas ineficientes, é que chegamos à concepção deste livro, dirigido especificamente ao usuário que não conhece computação e quer aprender a conversar com seu computador.
Nele são apresentados programas simples e curtos que o usuário deve digitar (mesmo sem compreendê-los, numa primeira abordagem).
Para que esta digitação seja eficiente, o leitor deve ler com muito cuidado os dois capítulos iniciais: “Digitação e Edição” e “Gravação em Fita”.
Após digitar e rodar algumas vezes o programa, para ver que efeitos ele causa no computador, o usuário deve efetuar as alterações sugeridas e fazer suas próprias experiências. Neste momento é que começa o verdadeiro processo de aprendizagem.
Ao completar este volume, o leitor, além de ter um valioso acervo de programas úteis e divertidos, já gravados em fita, terá aprendido de maneira intuitiva a conversar em BASIC com seu MSX.
No aprendizado de uma língua, a consulta aos dicionários e às gramáticas deve ser feita sempre numa fase posterior à da conversação.
Analogamente, após se divertir dialogando com seu micro ao longo deste livro, aconselhamos a consulta a obras mais sistemáticas para tomar conhecimento da “gramática” dos comandos e das funções.
Para tanto, entre outros livros, recomendamos a leitura do LINGUAGEM BASIC MSX desta editora, onde estão organizados, em ordem alfabética, as palavras deste poderoso BASIC, num verdadeiro dicionário enciclopédico.
De qualquer forma, todos os programas deste livro são comentados ressaltando-se suas particularidades e evidenciando-se as técnicas empregadas.
Este é um primeiro livro que deverá ser lido, no mínimo, duas vezes: na primeira, o leitor se divertirá aprendendo. Na segunda, já mais consciente, e tendo incorporado um certo vocabulário e algumas técnicas, ele aprenderá se divertindo.

Pierluigi Piazzi
Digitalização: Alexandre Antoniutti
Coordenação: Renato da Silva Oliveira
Co-autores: Aldo Barduco Jr., Ligia Neves dos Santos, Luiz Tarcísio de Carvalho Jr., Milton Maldonado Jr., Pierluigi Piazzi, Renato da Silva Oliveira e Rubens Pereira Silva Jr.
Editora: Aleph
3a. Edição
Ano: 1986
138 páginas

Compartilhe:
Translate »