Sobre o site MSX.bas

Na década de 1980, uma das maiores diversões dos usuários de microcomputadores da linha MSX, bem como de outros micros clássicos, era passar horas e horas digitando listagens de programas BASIC (essencialmente jogos) publicados em revistas e livros especializados. Depois de digitado e depurado, o código era gravado em fita cassete num gravador comum. Aí era só rodar o programa e ver o resultado de seu trabalho na tela da televisão. Era diversão garantida.

Além de divertida e estimulante (pelo menos para mim), a digitação de programas também demonstrou ser uma eficiente ferramenta didática para o aprendizado de linguagens de programação. Após algum tempo digitando listagens prontas, e corrigindo eventuais erros de digitação, o usuário MSX aprendia na prática como programar um computador e podia partir para criação de seus próprios programas.

O site MSX.bas tem como objetivo principal a preservação e o compartilhamento de programas escritos em MSX BASIC. Aqui você vai encontrar vários jogos, aplicativos e utilitários escritos nesta outrora popular linguagem de programação.

Em cada postagem, você poderá experimentar o programa no emulador WebMSX, além de visualizar o código fonte dos programas, tudo direto no seu navegador.

Se você quiser ajudar neste projeto, envie algum programa digitado, juntamente com sua descrição e fonte, nos formatos “.bas” (tokenizado) e “.asc” (texto puro) para o email basic@basic.msxall.com. E não esqueça de fazer seu cadastro no site clicando aqui, além de curtir nossa página no Facebook, Google+ e Twitter.

Espero que vocês se divirtam.

Grande abraço!

Renato Lopes
Idealizador e mantenedor do site MSX.bas


P.S.: Ficou curioso(a) para saber como era este verdadeiro ritual de digitação do código em MSX Basic, gravação e recuperação do programa em fita cassete? Veja este excelente vídeo do saudoso Professor Pierluigi Piazzi explicando pacientemente todo este processo.

Vídeo produzido pela MPO e Gradiente e apresentada pelo Prof. Pierluigi Piazzi.
Digitalizado por Ricardo ‭Bittencourt (Ric Bit)
http://www.ricbit.com/

Compartilhe:
Translate »